Pages

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Atividade de Geografia



Pessoal,
Como vocês estão vendo acima, temos o mapa do Brasil com os 26 estados. Escolha um estado, identifique de acordo com a numeração, coloque o nome desse estado e sua capital, pesquise sobre ele (Tipo de Clima, Vegetação, Economia e outras curiosidades) escreva nos comentários e não esqueça de colocar seu nome para que possamos identificá-lo. Mãos a obra!!!

16 comentários:

isadele disse...

N.23 - RIO DE JANEIRO
SIGLA- RJ
CAPITAL- Rio de Janeiro
CLIMA- Tropical e tropical de altitude.
REGIÃO- Sudeste
VEGETAÇÃO- Devido à ocupação agropastoril, o desmatamento modificou sensivelmente a vegetação original do estado. Atualmente, as florestas ocupam um décimo do território fluminense, concentrando-se principalmente nas partes mais altas das serras. Há grandes extensões de campos produzidos pela destruição, próprios para a pecuária, e, no litoral e no fundo das baías, registra-se a presença de manguezais.
ECONOMIA-O Estado do Rio de Janeiro ocupa o lugar de segunda maior economia do Brasil. Para isso conta com um parque industrial e principalmente a indústria do turismo, uma vez que a capital do Estado é reconhecida como “a cidade maravilhosa” e é conhecida internacionalmente.
A economia do Estado é diversificada, o parque industrial é composto por indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, químicas, de alimentos, mecânicas, editorial e de celulose.
A principal atividade econômica do Estado do Rio de Janeiro está ligada ao setor terciário e essencialmente à prestação de serviços, a menor participação produtiva é a agropecuária na composição do PIB (Produto Interno Bruto) estadual.
Nesse seguimento da economia, o Estado abriga a sede de importantes empresas como a Tim, Oi, Telemar, Embratel, Intelig e Vésper. No seguimento de vendas no varejo abriga a sede de lojas como Lojas Americanas, Blockbuster, Americanas.com e Submarino, todas do mesmo grupo.
No setor industrial, a produção envolve segmentos da metalurgia, siderurgia, gás-química, petroquímica, naval, automobilística, audiovisual, cimenteira, alimentícia, mecânica, extração de petróleo entre outros.
Na produção de petróleo estão estabelecidas sedes de grandes empresas ligadas ao setor como Shell, Esso, Ipiranga, El Paso etc.
Na agropecuária o Rio de Janeiro não é expressivo em produção nem em área cultivada, isso por que não houve o processo de modernização e mecanização agrícola, como ocorreu em outros Estados brasileiros. Mesmo com os impedimentos produtivos do setor agropecuário, o Estado se destaca na produção de cana-de-açúcar, além de mandioca, tomate, arroz, feijão, milho, batata, laranja e banana.
No extrativismo ocupa um lugar de destaque na extração de sal, calcário, dolomita e mármore e especialmente de petróleo, responsável por grande parte da produção nacional.
COMIDA TIPICA- No Rio de Janeiro a feijoada criada, na época colonial, pelos negros.Mergulhada em denso caldo de feijão preto, temperado com alho, folhas de louro e cebola, esconde-se uma fartura de carnes: carne-seca, paio, chouriço, lingüiças variadas, costela, costelinha, toucinho defumado. E, também, partes suculentas de carne bovina, como a alcatra e o peito, acompanhadas de couve desfiada, farofa e laranja picadinha. E, para temperar, um pouco de molho de pimenta.

esdras disse...

hi!

EDUARDA disse...

N.16- Pernambuco
SIGLA- PE
CAPITAL- Recife
REGIÃO-Nordeste
ECONOMIA- A economia de Pernambuco tem como base a (Agricultura, a Indústria e os Serviços.) Desde a época da colonização do Brasil a agricultura pernambucana foi destaque, porém o setor de serviços é atualmente predominante; Bem como na indústria (alimentícia, química, metalúrgica, eletrônica, e têxtil). A economia de Pernambuco, após ficar estagnada durante a "década perdida" de 1985 a 1995, vem crescendo rapidamente desde o final do século XX para o começo do século XXI. O Produto Interno Bruto de Pernambuco foi de R$ 87,170 bilhões em 2010. Em 2008, o PIB per capita foi de 8.065 reais, apresentando um crescimento acelerado em comparação com o valor de 3.673 reais de 2000. Contribuem para esse crescimento econômico mais recente os projetos da Refinaria Abreu e Lima, do Polo Famacoquímico e de Biotecnologia, e do Estaleiro Atlântico Sul

VEGETAÇÃO- A vegetação litorânea do estado de Pernambuco apresenta, matas, manguezais e cerrados, que recebem a denominação de "tabuleiro", formado por gramíneas e arbustos tortuosos, predominantemente representados, entre outras espécies por batiputás e mangabeiras.
Formadas por floresta Atlântica, as matas registram a presença de árvores altas, sempre verdes, como a peroba e a sucupira. Localizados nos estuários, os manguezais apresentam árvores com raízes de suporte, adaptadas à sobrevivência neste tipo de ambiente natural.
A caatinga, vegetação típica do Sertão, o Agreste apresenta uma vegetação de transição e suas características se misturam com a da Mata Atlântica, na parte mais oriental e com a da Caatinga, na parte mais ocidental. A caatinga pode ser do tipo arbóreo, com espécies como a baraúna, ou arbustivo representado, entre outras espécies pelo xique-xique e o mandacaru.

PONTOS TURISTICOS-Capela Dourada,Igreja do Santíssimo Sacramento,Basílica e Convento de N. S. do Carmo,Igreja de S. Pedro dos Clérigos,Igreja da Madre de Deus,Igreja de N. S. da Conceição dos Militares,Igreja de N. S. da Conceição (Capela da Jaqueira),Igreja de N. S. do Rosário dos Homens Pretos,Igreja de N. S. do Terço,Oficina de Francisco Brennand,Casa da Cultura,Museu do Homem do Nordeste,Museu Arqueológico e Geográfico de Pernambuco,Museu do Estado,Museu do Trem,Mercado de S. José,Praça da República,Recife Antigo,Forte do Brum,Pátio de S. Pedro,Rua da Aurora,Horto Zoobotânico de Dois Irmãos:,Faculdade de Direito do Recife,Forte das Cinco Pontas,Ponte Maurício de Nassau,Ponte Velha,Ponte da Boa Vista,Diário de Pernambuco,Rio Capibaribe,Academia Pernambucana de Letras

Jair Tiago disse...

N.9-Brasilia
SIGLA-(DF)
REGIÃO- Centro-Oeste

ECONOMIA-Além de ser centro político, Brasília é um importante centro econômico. A cidade é a mais rica do Brasil, exibindo um Produto Interno Bruto (PIB) de 99,5 bilhões de reais, o que representa 3,76 % de todo o PIB brasileiro.
A principal atividade econômica da capital federal resulta de sua função administrativa. Por isso seu planejamento industrial é estudado com muito cuidado pelo Governo do Distrito Federal. Por ser uma cidade tombada pela Unesco, o governo de Brasília tem optado em incentivar o desenvolvimento de indústrias não poluentes como a de softwares, do cinema, vídeo, gemologia, entre outras, com ênfase na preservação ambiental e na manutenção do equilíbrio ecológico, preservando o patrimônio da cidade.
A economia de Brasília sempre teve como principais bases a construção civil e o varejo. Foi construída em terreno totalmente livre, portanto ainda existem muitos espaços nos quais se pode construir novos edifícios. À medida que a cidade recebe novos moradores, a demanda pelo setor terciário aumenta, motivo pelo qual Brasília tem uma grande quantidade de lojas, com destaque para o Shopping Conjunto Nacional, localizado no centro da capital.
A agricultura e a avicultura ocupam lugar de destaque na economia brasiliense. Um cinturão verde na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno abastece a cidade e já exporta alimentos para outros locais.
Brasília está hoje entre as áreas urbanas de maior índice de renda "per capita" do Brasil.

VEGETAÇÃO- O Distrito Federal é uma região que possui uma grande variedade de vegetação, reunindo 150 espécies. A maioria é nativa, típica do cerrado, e de porte médio, com altura de 15m a 25m. Muitas são tombadas pelo Patrimônio Ecológico do Distrito Federal, para garantir sua preservação.. Algumas das principais espécies são as seguintes: pindaíba, paineira, ipê-roxo, ipê-amarelo, pau-brasil e buriti.
A preservação da vegetação no Distrito Federal é um tema recorrente, principalmente pela preocupação em conservar a flora original. O desmatamento provocado pela expansão da agricultura é um dos problemas enfrentados no Distrito Federal, sendo que, segundo a Unesco, desde sua criação, nos anos 1950, 57% da vegetação original não existe mais. Para colaborar com a preservação, são realizados programas de conscientização e de reformas estruturais para diminuir a degradação da vegetação e também da fauna e rios da região.

CULTURA-Os principais museus da cidade estão localizados no Eixo Monumental. O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, projetado por Oscar Niemeyer em forma de pomba e inaugurado em 1986 traz o "Livro dos Heróis da Pátria" com a história daqueles que teriam lutado pela união da nação. O Memorial JK apresenta diversos objetos pessoais (fotos, presentes, cartas) e o próprio túmulo do idealizador da cidade. O Memorial dos Povos Indígenas tem como objetivo mostrar um pouco da riqueza das culturas indígenas nacionais. Em 15 de dezembro de 2006, foi inaugurado o Complexo Cultural da República, um centro cultural localizado ao longo do Eixo Monumental, formado pela Biblioteca Nacional de Brasília e pelo Museu Nacional da República. A Biblioteca Nacional de Brasília ocupa uma área de 14 000 m², contando com salas de leitura e estudo, auditório e uma coleção de mais de 300 000 itens. O Museu Nacional da República é constituído por uma área de 14 500 m², dois auditórios com capacidade de 780 lugares e um laboratório. O espaço é usado principalmente para exibir exposições de arte temporárias.

LUIZ CARLOS disse...

LUIZ CARLOS.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL,Nº26
CAPITAL;Porto Alegre

O Rio Grande do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul, e a Argentina a oeste, sua capital é o município de Porto Alegre.

VEGETAÇÃO;Dois tipos de cobertura vegetal ocorrem no Rio Grande do Sul: campos e florestas. Os campos ocupam cerca de 66% da superfície do estado. De modo geral recobrem as áreas de topografia regular, plana ou ligeiramente ondulada, ou seja, a depressão central e a maior parte do planalto basáltico.

As florestas cobrem 29% do território estadual. Aparecem na encosta e nas porções mais acidentadas no planalto basáltico, no planalto dissecado de sudeste e, ainda, na forma de capões e matas ciliares, dispersas pelos campos, que recobrem o resto do estado. Nas áreas de maior altitude, com mais de 400m, domina a chamada mata de pinheiros, uma floresta mista de latifoliadas e coníferas, a chamada mata de pinheiros. Nas demais áreas ocorre a floresta latifoliada.

Nos dois tipos de floresta está presente a erva-mate, objeto de exploração econômica desde o início do povoamento do estado. Em cerca de cinco por cento do território ocorre a vegetação do tipo litorâneo, que se desenvolve nos areais da costa.

CLIMA;O clima no Rio Grande do Sul é subtropical úmido nas partes mais baixas e temperado oceânico nas partes mais elevadas, constituído por quatro estações razoavelmente bem definidas, com invernos frescos (com temperaturas baixas para os padrões brasileiros) e verões quentes (amenos nas partes mais elevadas), separados por estações intermediárias com aproximadamente três meses de duração, e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

ECONOMIA;Entre os principais produtos agrícolas gaúchos, destacam-se o arroz (5,2 milhões de toneladas), a soja (7 milhões de toneladas), o milho (6 milhões de toneladas), a mandioca (1,3 milhão de toneladas), a cana-de-açúcar (1 milhão de toneladas), a laranja (2 bilhões de frutos) e o alho (24 mil toneladas).

No Rio Grande do Sul, destacam-se os rebanhos bovino (13,6 milhões de cabeças), ovino (4,9 milhões de cabeças) e suíno (4,2 milhões de cabeças). Além disso, a criação de galináceos chega a 112 milhões de aves.

O estado abriga grandes reservas de carvão mineral e de calcário. A extração de água mineral é também importante (aproximadamente 92 milhões de litros anuais).

O parque industrial gaúcho, em franca expansão, dedica-se principalmente aos ramos petroquímico, tabagista, de calçados, de construção, de alimentos e automobilístico

CURIOSIDADES;Graças às paisagens diversificadas, o Rio Grande do Sul atrai turistas por diversos propósitos. Há, no extremo norte, as praias de Torres, vizinhas ao Parque Nacional de Aparados da Serra, que tem se destacado como importante destino de ecoturismo. Os turismos gastronômico (na região de Bento Gonçalves, produtora de vinho) e histórico (na região das missões jesuíticas de São Borja e São Miguel) também são dignos de menção. A capital, Porto Alegre, além de centro cultural de relevância nacional, tem servido de sede de grandes encontros internacionais, especialmente para assuntos relacionados ao Mercosul.

Silvio José do Nascimento Segundo disse...

N.06 Rondônia
SIGLA - RO
CAPITAL - Porto Velho
CLIMA - Tropical
REGIÃO - Norte

O estado de Rondônia, está localizado na região Norte do Brasil. E tem como Limites: Mato Grosso à Leste, Amazonas ao Norte e Acre a Oeste e Bolivia a Oeste e Sul.
Rondônia possui 52 municípios e oculpa uma área de 237.576.167 Km², com 1.562.409 habitantes(IBGE/2010), Rondônia é o estado mais populoso da região Norte, sendo o 23º mais populoso do Brasil, sua capital é Porte Velho. Outras cidades importantes são: Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.
A População Rondonense é composta principalmente de migrantes de todas as regiões do País, principalmente paranaenses, paulistas, mineiros, gaúchos, capichabas, baianos e matogrossenses, além de cearenses, maranhenses, amazonenses e acrianos.

Rondônia é o estado com a maior porcentagem de evangélicos do Brasil e o 3º estado mais rico da região Norte. Responsável por 11% do PIB da Região.
Apesar de ser um estado jovem criado em 1982 tem a 2º menor taxa de mortalidade infantil e a 3º menor taxa de analfabetismo entre todos os estados das região norte e nordeste do país.
Rondônia possui a 8º melhor distribuição de renda e a 4º menor insidência de pobreza de todo o Brasil.
Durante a 2º guerra mundial o decreto lei nº5.812 de 13 de setembro de 1943 criou o território federal de Guaporé, com partes desmembradas dos estados do Amazonas e Mato Grosso com uma economia baseada na extração da borracha e na castanha do Pará e pela Lei de 17 de fevereiro de 1956 passou a se denominar território federal de Rondônia. Em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon(1865-1958).

RELEVOS - O relevo é suavemente ondulado 94% do território encontra-se entre as altitudes de 100 à 600 mts, é pouco acidentado não apresentando grandes elevações ou depressões, com variações de altitudes que vão de 70 mts a pouco mais de 500 mts.

HIDROGRAFIA - A hidrografia do estado de Rondônia é formada por uma bacia principal, a do Rio Madeira, que é composta por seis principais bacias tributárias: Guaporé, Mamoré, Abunã, Jamarí, Machado, Ji-Paraná, e pela bacia do Rio Roosevelt.
A hidrografia de Rondônia é parte da bacia amazônica, maior bacia hidrografica do planeta.

ETNIAS: Pardos 53,8%, brancos 36,8%, negros 7,3%, amarelos e indiginas 2,2%(FONTE IBGE 2006).

ECONOMIA - A economia do estado de Rondônia tem como principais atividades a agricultura, a pecuária, a indústria alimentícia e o extrativismo vegetal e mineral.

EDUCAÇÃO - De acordo com a PISA, a educação pública de Rôndonia é a 10º melhor do País à frente do estado de São Paulo, no ENEM Rondônia tem a 15º maior nota na prova objetiva(empatado com a Bahia) e a 19º maior nota na redação.

CULTURA - O estado é um mosaico de diversas culturas, sem ter ainda uma cultura própria, devido ao grande número de migrantes, principalmente de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grando do Sul, Paraná e Espírito Santo. Além de outros países, como Bolívia, Líbano, Barbados e Japão.

CULINÁRIA - São bastante consumidos os peixes amazônicos o pão-de-queijo e a farinha mineira, a polenta paranaense, o churrasco e o chimarrão gaucho.

VOCABULÁRIO - Quanto ao vocabulário as influências também são diversas, em algumas cidades é bastante comum o uso do "gurí" gaucho e em outras o "piá" paranaense.

Anônimo disse...

MARIA DAS GRAçAS OTAVIO DOS SANTOS





SIGLA:BA
Capital:Salvador
Clima:Tropical


A Bahia é o mais populoso estado do Nordeste, possuindo um dos maiores potenciais turísticos do país. Recebe todos os anos milhares de turistas, em suas inúmeras e belíssimas praias, localizadas na mais extensa faixa litorânea do Brasil. 4,2% do território baiano consiste em áreas de proteção, parques, cinturões verdes, reservas, estações ecológicas, jardins botânicos ou monumentos naturais. Abriga grande extensão da Mata Atlântica e o rio São Francisco.

Bahia é o berço da história do Brasil. Possui um importante conjunto arquitetônico, tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade.



Turismo - O setor de serviços do estado, especialmente o turismo, corresponde a quase um terço de toda a riqueza que a Região Nordeste produz. A Bahia dispõe de uma variedade de atrações no turismo segmentado: esporte/aventura, ecoturismo, folclore, belezas naturais, carnaval, turismo rural. Além das Festas Religiosas já consagradas - como a de Iemanjá e Nosso Senhor do Bonfim -, do Carnaval e das lindas praias, o turista ainda pode visitar:


A Chapada Diamantina, em Jacobina (330 km da Capital), um rico patrimônio natural formado por rios e belas cachoeiras e grutas, em local ainda bastante preservado;

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos, onde está a maior variedade de corais do país.

As praias mais famosas do estado da Bahia são: Itaparica, do Forte, Salvador, morro de São Paulo, Comandatuba, Porto Seguro, Arraial D'Ajuda, Trancoso, Caravelas, Lençóis.

Economia - As regiões oeste e do baixo médio São Francisco apresentam potencial para atividades ligadas ao agronegócio, baseadas principalmente na agricultura irrigada. O principal produto agrícola do oeste vem sendo a soja. O algodão e o café surgem também com força, além da mamona, melancia, feijão e a pecuária.

Na pecuária, a criação de caprinos traz bom retorno econômico, assim como a de bovinos, que chegou a atingir 10 milhões de cabeças.

O estado iniciou uma reforma administrativa, com extinção, fusão e incorporação de órgãos e empresas estaduais. Também promoveu uma série de privatizações, concessões de serviços públicos e terceirizações.

Fatos Históricos
Em 1549, o primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, construiu a cidade de São Salvador, na Baía de Todos os Santos, para ser a capital da colônia. Foi pólo de desenvolvimento econômico de toda a região, por muitos anos. Em 1763, com a transferência da capital para o Rio de Janeiro, Salvador e todo o Recôncavo Baiano entram em declínio.

A província da Bahia, bem como todo o Nordeste, enfrentou, no século XIX, grande empobrecimento, apesar de terem surgido novas áreas de prosperidade econômica, como a zona cacaueira no sul do estado. Nos sertões do norte e do oeste, ao longo da bacia do São Francisco, a população sobrevive da agropecuária de subsistência.

Em 1912, houve intervenção federal, numa represália ao governo baiano pelo apoio dado à oligarquia paulista, contrária ao governo de Hermes da Fonseca.

A partir dos anos 50, iniciou-se o processo de modernização do estado, através da descoberta de petróleo no Recôncavo Baiano, da construção da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso (1954) e da abertura da rodovia Rio-Bahia (1957).

Nos anos 70, foram implantados o Pólo Industrial de Aratu e o Pólo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, o maior centro industrial do Nordeste.

Dados Gerais

Localização: sul da região Nordeste
Área: 564.273,01 km2
População: 13.070.250
Relevo: planície no litoral, depressão a Norte e Oeste e planície no centro
Ponto mais elevado: serra do Barbado (2.033,30 m)
Rios principais: São Francisco, Paraguaçu, Jequitinhonha, Itapicuri, Capivari, de Contas
Vegetação: floresta tropical, mangues, caatinga e cerrado
Clima: tropical e semi-árido
Hora local: horário de Brasília
Capital: Salvador
Habitante: salvadorense, soteropolitano
População: 2.443.107
Data de fundação: 29/3/1549

MIRIAM SANTOS disse...

sao paulo "terra da garoa"
sigla : sp
clima: São Paulo é considerado subtropical
turismo:destaca-se mais como uma cidade marcada pelo turismo de negócios que pelo turismo recreativo.
população:11 253 503 hab.
Densidade: 7 389,1 hab./km²
Altitude : 792 m
Fuso horário UTC−3
Área: 1 522,986 km
A cidade de São Paulo tem um sistema de ensino primário e secundário, público e privado, e uma variedade de profissionais de escolas técnicas.Episódios relevantes na história das artes cênicas no Brasil aconteceram na cidade de São Paulo,Por ter feito parte da história política e econômica do Brasil, São Paulo é praticamente um museu a céu abertoA cidade sedia eventos esportivos de importância nacional e internacional,e a cada dia esse relatos vem almentando,ela é uma cidade que nao dorme é uma pauliceia.

Patricia Ramos disse...

N.13
SIGLA.CE
CAPITAL.FORTALEZA
CLIMA: O clima é predominantemente semi-árido, com pluviosidades que, em trechos da região dos Inhamuns, podem ser menor que 500 mm, mas também podem se aproximar de 1.000 mm em outras áreas caracterizadas pelo clima semi-árido brando (presente, por exemplo, na área semi-árida do Cariri e nas cidades relativamente próximas à faixa litorânea). A temperatura média é alta, com pequena amplitude anual de aproximadamente 5 °C, girando entre meados de 20 °C no topo das serras a até 28 °C nos sertões mais quentes. No interior, a amplitude térmica diária pode ser relativamente grande devido à menor umidade.

ECONÔMIA:A partir da década de 1960 houve uma progressiva industrialização e urbanização, que ganhou impulso a partir da década de 1980, em parte devido à política de concessão de benefícios fiscais a empresas que se instalassem no estado. Atualmente, embora sendo ainda uma economia sub-industrializada em relação a vários outros estados do Brasil, a economia cearense não é mais baseada sobretudo nas atividades agropecuárias, sendo preponderante o setor terciário de comércio e serviços, com grande destaque para o turismo. Apesar disso, aquelas ainda possuem grande relevância na economia do estado, em especial a pecuária, mas há também crescente importância de cultivos não-tradicionais no estado, como a produção de frutas e legumes no Vale do Rio Jaguaribe e de flores na Serra da Ibiapaba e no Cariri.

CULTURA: A cultura cearense é de base essencialmente européia e ameríndia, com algumas influências afro-brasileiras, assim como em todo o sertão nordestino. Quando da introdução da cultura portuguesa no Ceará, ao longo do século XVII, os índios já produziam um diversificado artesanato a partir de vegetais como o cipó e a carnaúba, bem como dominavam técnicas primitivas de tecelagem do algodão, inclusive tingindo os tecidos de vermelho com a casca da aroeira. Com a colonização, diversas técnicas européias se somaram a essa base cultural, formando uma arte popular que viria a ser renomada nacional e internacionalmente.
Com origens portuguesas e relevante influência indígena, têm destaque a produção de redes com os mais diversos bordados e formas e intrincadas rendas feitas em bilros, talvez o maior destaque da produção artesanal cearense, sendo uma arte tradicional no Ceará desde, pelo menos, o século XVIII. As rendas e os labirintos possuem maior destaque nas imediações do litoral, enquanto o interior se destaca mais pelos bordados. As pedras semipreciosas também são exploradas, transformadas em jóias criativas, sobretudo em Juazeiro do Norte, Quixadá e Quixeramobim.

Pontos turísticos: O Ceará tem atrativos diversos por todo seu território com destaque para o seu litoral que é bastante explorado. As praias de maior destaque são: Jericoacoara, a Praia do Futuro, a Canoa Quebrada e a Porto das Dunas, onde existe o Beach Park, um dos maiores parques temáticos da América Latina.

mercia bento disse...

karol

mércia bento disse...

O Rio Grande do Norte é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte a leste, a Paraíba asul e o Ceará a oeste. Sua área total é de 52 796,791 km², ou 3,41% da área do Nordeste e 0,62% da superfície do Brasil. A população do estado recenseada em 2010 foi de 3 168 133 habitantes, sendo o décimo sexto estado mais populoso do Brasil.
A capital e maior cidade é Natal, sede da Região Metropolitana de Natal (RMN). Outras cidades importantes fora desta região metropolitana são Mossoró, Caicó,Assu, Currais Novos, Santa Cruz, Nova Cruz, Apodi, João Câmara, Touros,Canguaretama, Macau, Pau dos Ferros, Areia Branca, Baraúna, Goianinha, Santo Antônio, São Miguel, Parelhas e Jucurutu, que também são as maiores cidades dointerior do estado. Ao todo, o estado tem 167 municípios.
Devido à sua localização geográfica e sua forma, o Rio Grande do Norte é conhecido como esquina do continente. Seu litoral, com uma extensão aproximada de 400 quilômetros, é um dos mais famosos do Brasil. Na economia, destaca-se o setor deserviços. Devido ao seu clima semiárido em parte do litoral norte, o Rio Grande do Norte é responsável pela produção de mais 95% do sal brasileiro.
Sua história se inicia a partir do povoamento do território brasileiro, quando houve uma onda de migrações para os Andes, depois para o Planalto do Brasil, a região Nordeste, até chegarem ao Rio Grande do Norte. Ao longo de sua história, seu território sofreu invasões de povos estrangeiros, sendo os principais os franceses eholandeses. Após ser subordinado pelo governo da Bahia, o Rio Grande do Norte passa a ser subordinado pela Capitania de Pernambuco. Em 1822, quando o Brasil conquistou sua independência do Império Português, o Rio Grande do Norte passaria a se tornar província e, com a queda da monarquia e a consequente proclamação da república, a província se transforma em um estado, tendo como primeiro governadorPedro de Albuquerque Maranhão. O único potiguar que ocupou a presidência da República Brasileira foi Café Filho, que sucedeu a Getúlio Vargas quando este se suicidou. Sua atual governadora é Rosalba Ciarlini, eleita no primeiro turno daseleições estaduais realizadas em 2010.
O estado conta com uma importante tradição cultural, que engloba artesanato,culinária, esporte, folclore, literatura, música e turismo. Alguns dos times se futebol com sede no estado são o ABC, o Alecrim, o América. O Rio Grande do Norte é também sede de diversos eventos anuais, além de possuir diversos pontos turísticos, como o maior cajueiro do mundo (em Parnamirim), o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e o Centro de Turismo de Natal.

TELMA JOSE DA SILVA disse...

N.3
SIGLA.PA
CAPITAL.BELÉM

Clima:
O clima em Belém é quente e úmido, tipicamente equatorial, influência direta da floresta amazônica, onde as chuvas são constantes. O índice pluviométrico é de 2889 mm(ano). As incontáveis mangueiras existentes nas ruas da cidade ajudam a amenizar o calor, principalmente nos meses mais quentes de julho a novembro, quando a temperatura pode chegar a 35 graus, porém a temperatura média anual é de 26 °C. Além de aliviar o calor, as mangueiras ornamentam a cidade e fazem a delícia dos amantes da manga, já que em janeiro e fevereiro, época da safra, Belém é inundada pelo fruto, sendo assim conhecida como Cidade das Mangueiras.

ECONÔMIA: A economia belenense baseia-se primordialmente nas atividades do comércio, serviços e turismo, embora seja também desenvolvida a atividade industrial com grande número de indústrias alimentícias, navais, metalúrgicas, pesqueiras, químicas e madeireiras. A Grande Belém localiza-se na região mais dinâmica do estado e juntamente com o município de Barcarena, integra o segundo maior parque industrial da Amazônia. A cidade conta com os portos brasileiros mais próximos da Europa e dos Estados Unidos (Belém, Miramar e Outeiro), sendo que o Porto de Belém é o maior movimentador de containers da Amazônia. Com a revitalização dos distritos industriais de Icoaraci e Ananindeua, a implantação da Hidrovia do Tocantins e com a chegada da Ferrovia Norte-Sul, a cidade aguarda um novo ciclo de desenvolvimento. O Círio de Nazaré, a maior procissão cristã do planeta, movimenta a economia da Cidade. No período há aquecimento na produção industrial, no comércio, no setor de serviços e no turismo. A cidade começa a explorar o mercado da moda, com os eventos Belém Fashion Days (está entre os 5 maiores eventos de moda do País) e o Amazônia Fashion Week (maior evento de moda da Amazônia).

PONTOS TURÍSTICOS: Belém, conhecida também como Portão de Entrada da Amazônia, proporciona diversas possibilidades de cultura e lazer. A cidade é rica em construções históricas, praias, cultura, tem a mais original do Brasil e possuí uma exuberante natureza, entricheradas no meio das edificações modernas da capital, podendo ser observado nos seus diversos pontos turísticos. A capital paraense desponta como grande roteiro turístico do Brasil, gerando uma excelente oportunidade para investimentos turísticos e está entre as 10 cidades mais movimentadas e atraentes do Brasil e a mais visitada da amazônia.

Rose disse...

N°:1 AMAZONAS
SIGLA: AM
CAPITAL: MANAUS
REGIÃO: NORTE
CLIMA: EQUATORIAL

-VEGETAÇÃO: Sobressaem matas de terra firme, várzea e igapós. Toda essa vegetação faz parte da extensa e maior floresta tropical úmida do mundo: a Hileia Amazônica. Os solos são de terra firme - do tipo lateríticos: solos vermelhos das zonas úmidas e quentes, cujos elementos químicos principais são hidróxido de alumínio e ferro, propícios à formação de bauxita e, portanto, pobres para agricultura. Solos de várzea são os mais férteis da região. São solos jovens, que periodicamente são enriquecidos de material orgânico e inorgânico, depositados durante a cheia dos rios. A flora do estado apresenta uma grande variedade de vegetais medicinais, dos quais se destacam andiroba, copaíba e aroeira. São inúmeras as frutas regionais e entre as mais consumidas e comercializadas estão: guaraná, açaí, cupuaçu, castanha-do-brasil (castanha-do-pará), camu-camu, pupunha, tucumã, buriti e taperebá.
O Amazonas tem 98% da sua área florestal intacta, pois sua vocação econômica foi desviada para outras atividades a partir da reorganização e ampliação da Zona Franca de Manaus em 1967. Os governos têm procurado incentivar o chamado desenvolvimento sustentável, voltando-se para a preservação do legado ecológico. Existe um esforço para manter os projetos agropecuários dentro dos limites da preservação ambiental, enquanto que a valorização do manejo da floresta como fonte de renda contribuiu para que o Amazonas enfrentasse o desafio de reduzir o desmatamento em 21% em 2003, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.

-ECONOMIA:Em 2007, posicionou-se como a 15ª unidade mais rica do Brasil em PIB, com 42, 023 bilhões de reais. Atualmente, o Amazonas lidera o crescimento e a alta industrial no Brasil[57]
A economia baseia-se na indústria, no extrativismo, inclusive de petróleo e gás natural, mineração e pesca. Com relação ao extrativismo, grande impulso na vida econômica e na colonização da região amazônica foi dado com a exploração do látex, durante o ciclo da borracha.
Na atualidade, através do calendário de feiras nacionais e internacionais da Amazônia, sob a sigla - FIAM - na Suframa, atrai diferentes investidores, brasileiros e de outras nacionalidades, a investir nos diferentes polos tecnológicos existentes na região e, principalmente, no Pólo Industrial de Manaus (PIM), em franco desenvolvimento, e os estrangeiros podem conhecer grandes oportunidades de negócios que o potencial econômico da Amazônia proporciona e é capaz de oferecer, como sua infra-estrutura, mão-de-obra qualificada e várias outras vantagens competitivas.

-CULINÁRIA:A culinária amazônica é caracterizada por utilizar ingredientes locais no preparo de seus pratos. Sua comida sofreu influência indígena, portuguesa e africana, nos cozidos, ensopados, na utilização do azeite-de-dendê e leite de coco. Lá na Amazônia, eles usam muitas frutas, madiocas e peixes dos rios em sua culinária. O tempero básico dos pescados tem sal, salsinha, limão, cebolinha e coentro.

No café da manhã, sempre está presente a tapioca feita com massa de mandioca e recheada com tucumã e queijo coalho, o mingau de banana, o munguzá e a pamonha. As frutas mais usadas no preparo de sobremesa são: o bacuri, a manda, a pupunha, a bacaba, o cupuaçu, o açaí, a graviola, o patauá, o buriti e o araçá. No fim da tarde, aposte no tacará, uma espécie de sopa servida com cuias feita com tucupi, camarão seco, goma de mandioca e folhas de jambu.
-CURIOSIDADE: O nome "Amazonas" é de origem indígena, de palavra amassunu, que quer dizer "ruído de águas que retumba". Foi originalmente dado ao rio que banha o estado pelo capotão espanhol Francisco Orelhana, quando ao descê-lo em todo o seu comprimento, em 1541, a certa altura encontrou uma tibo de índias guerreiras, como qual lutou. Associando-se às Amazonas do Termodonte, deu-lhe o mesmo nome.

zenilda disse...

n:10
sigla:ma
capital:sao luiz

HABITANTES

a populaçao do estado do maranhão é de 5.300.000 habitantes ,distribuidas entre 136 muniçipius.entre as cidades mais populosas encontram-se sao luiz a capital do estado com 1.390.398 habitantes,imperatriz com populaçao de 276.440 habitantes e caixias,com 232.062 habitantes.

ECONOMIA DO MARANHÃO
as atidades ecônomicas predominantes no estado maranhão sao a agropecuária e o extrativismo vegetal.o arroz é o prinçipal produto agricola,em conjunto com o milho,a mandioca,o feijao e a cana-de-açúcar, o babaçú é o produto de estração de extrema importançia para economia do estado, seguindo da carnaúba.
a pecuária éregional tem os bovinos,caprinas asinina e suinas entre seus principais rebanhos.o cultivo agricola é desenvolvido sobretudo nas regiôes dos vales do pindaré e mlariam.

no periodo entre os anos de 1949 e 1953,a pesca maranhese esteve no primeiro lugar em termos de produçao naçional.já as atividades industriais sao retritas:há no estado a partiçipaçao dos setores industriais alimentiçios,madereiros e de proçessamento de aluminio

O CLIMA DO MARANHÃO
o clima do maranhão é configurado como tropical.pelo fato de suas divisas com a regiao o clima é o equatorial em certas regioes do maranhao é possivel encontra o clima semiárido

A VEGETAÇÃO
a vegetaçao de floresta,campas e cerradas reveste o território maranhese.
as florestas ocupam toda a porçao noroeste do estado ou seja a maior parte da área situada a oeste do rio itapecuru.nessas matas ocorre com grande abundânçia a palmeira de babaçu os campas dominam em torno do galfão maranhese e no litoral oçidental.
os cerrada recobrem as regiões oriental e meridional.na faixa litorânea a vegetaçao assume feições variadas:campos inudáveis,manguezas,formaçoes arbustivas

ASS:ZENILDA

fernanda disse...

O Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no sudoeste da região Norte e tem como limites os estados do Amazonas a norte, Rondônia a leste, a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste. Ocupa uma área de 152.581,4 km², sendo pouco menor que a Tunísia.

Sua capital é a cidade de Rio Branco. Outras localidades importantes são:Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Senador Guiomard e Tarauacá.

Esse estado é o extremo oeste da Região Norte do Brasil. Com uma hora a menos em relação ao fuso horário de Brasília (DF), nela se localiza o último povoamento do Brasil a ver o sol nascer, na serra da Moa, na fronteira com o Peru. A intensa atividade extrativista, que atingiu o auge no século XX, atrai brasileiros de várias regiões para o estado. Da mistura de tradições sulistas, paulistas, nordestinas e indígenas surgiu uma culinária diversificada, que junta a carne-de-sol com o pirarucu, peixe típico da região, pratos regados com tucupi, molho feito de mandioca.

O transporte fluvial, concentrado nos rios Juruá e Moa, a oeste do estado, e Tarauacá e Envira, a noroeste, é o principal meio de circulação, sobretudo entre novembro e junho, quando as chuvas deixam intransitável a BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul

fernanda disse...

o Acre só obteve o direito de eleger dois deputados federais para representá-lo na Câmara Federal, sem alterar o regime de indicação dos governadores do território. Seguiu-se mais um longo período em que as discussões autonomistas não passavam de conversas em intermináveis reuniões e de fundações de agremiações políticas e jornais que tinham como bandeira maior o autonomismo. Multiplicaram-se os simulacros de partidos políticos: Legião Autonomista, Partido Construtor, Partido Autonomista, Partido Republicano do Acre Federal, Comitê Pró-autonomia, etc. Assim como se multiplicavam os títulos de jornais com apelo autonomista, como por exemplo: O Estado, O Autonomista, O Estado do Acre, etc.

Impulso mesmo o movimento autonomista só voltaria a ter em meados da década de 50, quando o PSD, do ex-governador José Guiomard dos Santos, resolveu assumir essa bandeira e elaborar um projeto de lei que transformava o Acre em Estado. Esse projeto causou grande movimentação política em todo o Acre e chegou ao Congresso Nacional em 1957, provocando uma intensa disputa política entre o PTB de Oscar Passos e o PSD de Guiomard Santos, tendo o primeiro se posicionado contra a lei de transformação do Acre em Estado.

Depois de muitas disputas no Congresso Nacional, finalmente em 1962, durante a fase parlamentarista do governo João Goulart, foi assinada a lei 4.070 de autoria do então deputado Guiomard Santos. Por uma ironia política, o Presidente João Goulart era do PTB, o partido que, a nível nacional, se colocava contra o tal projeto. Ainda assim o mesmo foi aprovado e passou a vigorar a partir do dia 15 de junho de 1962.

O PTB, todavia, não foi de todo derrotado, já que nas primeiras eleições livres e diretas realizadas na história do Acre, o PTB foi o grande vencedor, fazendo o primeiro governador constitucional do Acre, o Prof. José Augusto, e todas as prefeituras municipais acreanas.[36]

Na década de 1960 iniciou-se o segundo ciclo de esforços para acelerar o progresso da área amazônica, com a criação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM, 1966).[37] Procurou-se melhor entrosar os subsetores regionais dentro do próprio Estado, concorrendo para isso os ramais da Transamazônica, que ligaram Rio Branco e Brasileia, no alto curso do Acre, e Cruzeiro do Sul, às margens do Juruá, cortando os vales do Purus e do Tarauacá. Incrementou-se, pois, a política de planejamento destinada a corrigir as distorções demográficas, econômicas e políticas da integração nacional.