Pages

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Relato inicial do Projeto

ELEIÇÕES: EXERCENDO A CIDADANIA

Estamos desenvolvendo um projeto na nossa turma do travessia que envolve linguagem e cidadania, os alunos tem se empenhado bastante e conseguimos desenvolver juntos e o resultado está sendo um projeto muito bom, com a nossa cara.

O caminho percorrido foi o seguinte:

1. Conversei com os alunos sobre as Eleições e expliquei o que era um texto dissertativo, construindo no quadro com os alunos;


2. Pedi que eles fizessem um texto dissertativo sobre o tema: Eleições o que tenho haver com isso?

3. Cada aluno deveria criar seu título e fazer seu texto

4. Corrigi as redações, fiz todas as observações, eles reescreveram e fizemos um mural para colocar no corredor da Escola como o tema: Eleições 2010: A turma do Travessia "E" está LIGADA!!!

5. Pedi que voluntariamente um aluno fizesse uma postagem no Blog falando sobre a importância do voto, dei somente o título: Votar pra quê? O aluno Luiz Carlos colocou-se a disposição e escreveu, e os demais alunos fizeram os comentários - Neste dia levei meu notebook com internet

6. Cada aluno pode entrar e comentar o que achavam.

7. Os alunos fizeram campanha a favor do voto consciente, criando e colocando cartazes por toda a escola.

8. Os alunos produziram os vídeos utilizando celulares e câmeras fotográficas das entrevistas realizadas com pessoas da escola, família e amigos. Alguns alunos produziram a filmagem e pediram ajuda a outras pessoas para fazer a edição. Mas no dia 05/10 vamos editar juntos em sala, uma aluna que sabe fazer edição de vídeos vai fazer a edição junto com os grupos.

9. Montei o programa da urna no flash e fizemos simulação da eleição para Presidente e Governador no dia 29/09. Fizemos uma ata para que as pessoas que fossem votar assinassem e colocassem a turma e idade delas. Todas as turmas que estavam na escola participaram. Tivemos um aluno mesário e o restante da turma estava organizando as filas e fazendo distribuições de panfletos do TRE para que as pessoas coloquem sua "cola" no dia das eleições.
Os panfletos forma cedidos pela Professora Ocidélia da Turma do Travessia "C".

10. Fizemos o levantamento pelo programa da quantidade de votos e colocamos no cartaz o resultado das eleições.

11. Juntaremos os vídeos e publicaremos no Youtube e no nosso blog.

*** Antes de fazer as eleições convidamos um candidato e um grupo de jovens de um partido político para conversar com os alunos, mas infelizmente por um problema de comunicação o grupo foi na escola, mas como disseram que eu não estava eles foram embora.

Em breve colocaremos mais informações sobre o nosso projeto... Acompanhem e aguardem!!!

Vejam o nosso vídeo com algumas atividades do projeto: http://www.youtube.com/watch?v=3tm0ot8oDYE&playnext=1&videos=A60nayiEeA0&feature=mfu_in_order

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Votação



Depois de todas etapas vividas, hoje foi o dia de votar, a nossa turma promoveu uma votação, onde as outras turmas participaram votando junto conosco. Infelizmente por conta das eleições, os alunos estão faltando muito para trabalhar e hoje não teve aula para as outras turmas, mas alguns alunos das outras turmas do travessia participaram e aí está nosso momento e nossa movimentação, pois votar é um gesto de CIDADANIA!!!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Votar pra quê?

Sabe aqueles momentos ruins que a sociedade está passando? Bom, é o governo que não está dando conta do recado? Não só o governo, mas sim os representantes que os eleitores estão escolhendo, em vez de você desperdiçar seu voto em troca de algum favor, use seu voto para mudar está sitiação, nunca esqueça que seu voto tem consequências, então "crie,analise,descubra e lute" para que posteriormente você possa dizer: eu fiz a escolha certa.
Muitos podem até se perguntar...votar pra quê? E eu lhe pergunto... Você está satisfeito com a corrupção que está acontecendo no governo? Se a sua resposta for sim,ou você quer ver seu país com poucos recursos e nos piores lugares,ou você é um corrupto, palavra forte não é? Pode até parecer forte, mas é o está acontecendo no governo nos dias de hoje, e se a sua resposta for Não, você é um bom eleitor e quer ver seu país evoluindo cada vez mais,conquistando os melhores resultados,e deixando a sua marca no mundo.




Luiz Carlos

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eleições: exercendo a cidadania

Este é o tema do nosso projeto. Iniciamos em agosto com a realização do nosso texto dissertativo. Descobrimos as características desses tipo de texto, escrevemos, fomos corrigidos, reescrevemos, publicamos através de um mural, fizemos os roteiros de entrevistas que serão filmadas com nossos celulares e editadas, fizemos as perguntas para os candidatos que estarão presentes em nossa turma e agora estamos na fase de campanha a favor do voto limpo e consciente.
Crescemos muito e estamos vivendo momentos maravilhosos com a realização deste nosso projeto. E para nos alegrar Daniel apareceu depois de mais de um mês sem vir a escola, sua presença nos trouxe grande alegria!!!
Em breve estaremos aqui no Blog colocando para vocês a nossa opinião sobre o voto.
Aguardem nosssas atividades!!!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ditado Contextualizado

A pedido da turma, que tem muita dificuldade na escrita de palavras, fizemos um ditado contextualizado, as palavras ditadas foram do livro que trabalhamos no projeto e após a correção, os alunos se dividiram em trio e as palavras que mais erraram, escreveram um verso utilizando cada uma delas... Vejam o resultado: