Pages

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Atividade

SONETO DE FELICIDADE - Vinicius de Moraes

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure

Uma das aulas em que assistimos vimos as características de um texto escrito em versos, que tem como objetivo emocionar o leitor através de imagens, rimas, sensações estéticas e outros efeitos.
Como características principais de um verso temos:

- Organização em versos e estrofes;
- Aproveitamento parcial da linha
- Cuidado especial com o ritmo
- Maior uso da sonoridade das palavras
- Maior uso fugurado da linguagem


Agora que você já leu alguns poemas é sua vez de produzir! Pode ser um poema inteiro ou uma estrofe, você pode homenagear uma pessoa amada, sua escola, familiares, amigos, etc. Sinta-se à vontade coloque seus sentimentos e brinque com as palavras!

terça-feira, 27 de julho de 2010

O Tempo - Mário Quitana

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

Mário Quintana

Contribuição do grupo se socialização para o dia de hoje!!!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Bilhetes dos Alunos para seus amigos ESPECIAIS

* OBS: Como não temos laboratório com internet disponível para os alunos utilizarem, fizemos este trabalho na sala e a professora transcreveu para o blog.

De: Cintia
Para: Vando

Meu amigo é muito especial porque ele ouve todos os meus problemas e alegrias da minha vida, ele sabe que ele é o meu melhor amigo e que gosto muito dele, tenho ele como irmão caçula. A gente conversa muito e nos divertimos muito, contamos um com o outro!
Somos amigos para o que der e vier. Somos amigos na alegria e na tristeza, espero que a nossa amizade dure anos e mais anos.
Quero que ele continue assim como ele é: “Um bom amigo”
Vando, amigos para sempre!!!!


De: Ninha
Para: Joelma Romão

Amizade é uma conquista que temos poucas na vida, ao longo da minha vida conquistei uma que vale a pena até hoje, aminha amiga se chama Joelma Romão, e essa pessoa vale ouro, nunca conheci ninguém igual a ela. Joelma tem várias qualidades e a que eu mais admiro é a compreensão sobre tudo, espero do fundo do meu coração que ela também tenha essa amizade por mim, por que minha melhor amiga sempre vai ser você, mesmo longe uma da outra mas no dia que acontece o encontro é maravilhoso.
Feliz dia do amigo!!!

De: Gustavo
Para: Maria Eduarda, Ângela e Eduardo

Amigo é um presente de Deus e Maria Eduarda, Ângela e Eduardo foi a melhor coisa que aconteceu ou pode acontecer na vida de cada uma pessoa que existe no mundo.
Então valorize a sua amizade, pois o dia 20 de julho comemoramos o dia do amigo, não só para meus três melhores amigos, mas para todos!
Valorize a amizade, pois um dia você pode perder!

De: Isadele
Para: Milena

Oi amigucha, você é uma amiga e tanto, você é aquela amiga que podemos confiar, ficar do lado quando mais precisamos e se eu estiver errada saberá me corrigir.
Mesmo a gente morando longe uma da outra, eu em Olinda e você em Paulista, nos comunicamos do mesmo jeito, também para que existe celular e internet, não é? Por isso eu digo: “Amigo é aquele que a gente guarda no lado esquerdo do peito”

Cheiro pra ti e que você continue sendo essa pessoa que você é!





De: Eduardo
Para: Eduarda, Gustavo, Ângela e Angélica

Com um pouco de convicção, privilégio é ter essas pessoas como melhores amigos e companheiros de sala, por ter maior afinidade e compreensão em debater alguns assuntos particulares.
É com todo carinho que desejo a todos um feliz dia do amigo!
Um abraço

De: Maria Eduardo
Para: Gustavo e Eduardo

Gustavo é meu melhor amigo porque a gente é muito parecido em tudo. Temos os mesmos gostos musicais, ele é muito doidinho feito eu (risos) e é muito legal!
Já Eduardo é meu amigo por morarmos próximos, ele às vezes vai me visitar, conversamos, brincamos bastante e etc...
Um ponto em comum que eles tem comigo é que assim que eu entrei no travessia eu fiz amizade com eles e até agora essa amizade está aí
(...) e é isso!
Adoro os dois e ponto.
Feliz dia do amigo!!!

De: Angélica
Para: Ângela

Angélica você pra mim é muito importante. Gostei muito de conhecer você. Não tenho palavras para expressar, mas você é uma amiga muito boa, adorável, gentil e humilde. Seja sempre essa pessoa que você é. Nunca mude seu jeito de ser. Você é uma amigona e adoro ser sua amiga e sempre vou ser. Nunca vou esquecer de você, pois você é inesquecível!
Desde o primeiro dia que te vi, te achei legal.
Uma amizade como a sua não tem!!!!

De: Ângela
Para: Angélica, Eduardo e Gustavo

Amizade verdadeira é um presente que Deus dá e estas três pessoas são as que eu mais me identifiquei, portanto, eu posso considerar meus melhores amigos. Gosto muito dos meus amigos que Deus abençoe todos eles.
Um beijão

De: Zenilda
Para: Patrícia e Betânia

Eu gosto de todos os alunos não posso escolher um só, porque todos são legais, mas gosto muito de ficar junto de Patrícia e Betânia, são as duas que tenho mais afinidade.

De: Patrícia
Para: Turma E

Eu vou falar de todos porque não tenho preferência, gosto de todos. São pessoas muito legais. Sinto até falta quando não tem aula, porque são todos muito divertidos, a sala é muito animada com esses alunos maravilhosos, tanto eles como os professores. Fico muito feliz pela sala a qual estou.

De: Jair Tiago
Para: Jurupitan

Meu amigo é um cara muito especial pra mim, tá comigo em todos os momentos da minha vida. Isso é porque a gente é muito ligado um ao outro, ele é uma pessoa que estava comigo nas horas que eu mais precisei, eu sempre digo que meu amigo é aquele que compartilha todas as nossa alegrias e tristezas, nos dá conselho quando mais precisamos e ele se resume nisso tudo pra mim. Admiro ele pela pessoa que ele é . Como nada e para sempre, a nossa amizade vai ser. Independente do que venha acontecer, ele será mais do que um amigo para ser um irmão.
Amigos Eternos!!!


De: Telma
Para: Miranete

Minha amiga se chama Miranete, ela é amiga leal e verdadeira. Constante, é presente, ela é aquela em que eu confio me faz bem e quando faço algo errado, ela não passa a mão não, me corrige e aconselha. Ensina, alerta, ela não é só minha amiga, ela é um tesouro do céu que Deus me deu, sei que no tempo Deus vai levá-la, só de pensar nisso dá uma dor no coração pois muitos já perderam e não deram valor, mas eu amo. Esta amizade verdadeira e nunca vou esquecê-la, pois ela marcou minha vida.
Minha mãe!!!

De: Luiz Carlos
Para: Um amigo

Sempre conhecemos novas pessoas, mas nem sempre ela se torna nosso amigo. Eu acredito nas verdadeiras amizades, pois um amigo de verdade entra em nosso coração e fica pra sempre. Não importa o tempo ou à distância, pois amigo que é amigo e não tem como mudar, às vezes acontece alguma discordância, mas no final sempre acabamos sorrindo.
Muitos confundem amigos e colegas, mas eu sempre destaco esses dois, porque amigo é aquele que guardo no lado esquerdo do peito, debaixo de sete chaves.
Tenho um amigo que eu sei que é pra vida toda, pois compartilhamos todos os momentos, não importa se é triste ou alegre sempre estamos juntos, muitas pessoas não entendem a importância de dizer “Eu te amo meu amigo” porque existe amigo mais chegado que um irmão”


De: Bruno
Para: Fagner (Em Memória)

O que eu vou contar aqui foi verdade de um amigo que eu tinha...

Fui nascido e criado com este amigo, chamado Fagner. A gente quando era criança, brincávamos juntos de jogar bola, fazíamos muitas coisas que eu nem lembro, porque a gente ficava muito tempo junto um do outro. Eu considerava Fagner como um irmão que eu nunca tive.
Infelizmente quando ele ficou de maior, ele começou a se afastar de mim, e começou a andar com gente errada, começou a usar drogas. Usou maconha, loló, cheirou cola e também fumou cigarro e usou muitas outras coisas.
Aconteceu com ele o que eu nunca imaginava, ele morreu em um tiroteio no alto do cajueiro, ele não tinha nada haver, estava no lugar errado, na hora errada.
Foi assim que eu perdi o amigo que eu considerava um irmão.
Ele morreu aos 18 anos!


De: Betânia
Para: Graça

Eu gosto muito de uma amiga
Quando cheguei na sala de aula, achei ela muito metida, hoje nós somos boas amigas.
Eu vinha para a escola de ônibus, hoje venho andando com ela para ela não vir só, mas ela não sabe disso!
A amiga que eu mais gosto na sala de aula é Graça. Eu não sou de fazer amizade com ninguém. Nem onde moro, tenho amigos. Quando a gente tem uma amiga de verdade, muitas vezes quando fica chateado conosco, termina contando tudo que sabe para as pessoas.

De: Sílvio
Para: Nininho

Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, como diz a canção. Você sempre foi um amigo presente, nas horas boas de alegria e nas horas de tristezas e dificuldades, você sempre esteve presente; Nos tempos de criança meu único amigo; Na adolescência e Juventude sempre meu amigo, você sempre me tratando com respeito e consideração, lembro-me de uma frase que você disse a alguém em minha presença: "Eu gosto de Sílvio porque ele tem personalidade, ele tem opinião, Nininho faço minhas estas suas palavras, pois você também é tudo isso, e eu tenho orgulho de dizer Nininho, que você é meu AMIGO.

Dia do Amigo

Estamos voltando as aulas e em um dia bem especial, comemoramos hoje o dia do amigo.
Nesta turma em especial estou me sentindo com muitos amigos, são alunos, mas muito companheiros, carinhosos, especiais... Conheço todos pelo nome e lembro sempre da característica de cada um.
Turma E, quero dizer pra vocês que vocês são ESPECIAIS e moram no meu coração!
Hoje homenageamos nossos amigos através de um bilhetinho em que cada aluno escreveu para seu amigo especial, amanhã vocês poderão ver e sentir como é bom ter amigos.

Um beijo no coração,
Cris (Uma professora que ama vocês!)